Bem vindo ao Via Consciência, um blog dedicado à comunicação conscienciológica, onde o ser humano em evolução é o principal tema de pesquisa.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna Filho, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas e comentários são bem vindos.

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha suas próprias opiniões e experiências."

segunda-feira, 24 de março de 2014

COMO INTERPRETAR TEXTOS DIFÍCEIS (HUMOR)

Primeiramente, para interpretar textos difíceis é preciso ter um bom vocabulário, o hábito assíduo da leitura, uma biblioteca caseira com pelo menos 10.000 volumes de livros difíceis, viver praticamente todo o tempo dentro de uma biblioteca pública ou sebos, nascer numa família que sabe interpretar textos difíceis e, finalmente, conhecer sensatamente filosofia, antropologia, sociologia, biologia, epistemologia, psicologia, pedagogia, arquivologia e Friedrich Wilhelm Nietzsche. A capacidade para interpretar textos difíceis, entretanto, não se conquista da noite para o dia. São anos, talvez, décadas, ou quem sabe, milênios de vidas ininterruptas ligadas à prática da leitura de textos difíceis, passando por todas elas debruçado a livros que ninguém jamais conseguiu interpretar, mas que sempre vale a pena tentar. Para começar tal prática sugiro Ulysses de James Joyce. Se conseguir uma interpretação exata do que havia na mente de Joyce em apenas uma vida, avise aos intelectuais acadêmicos pós-graduados de Cambridge, Oxford, Harvard, Yale, Stanley, Sorbonne, Daigaku, ao Trinity College e ao Antônio Houaiss por vias espirituais. Não se sinta frustrado se não conseguir interpretar textos difíceis numa só vida. Já passamos por muitas desde que o povo das Pléiades chegaram à Terra e 99.9999% dos seres humanos ainda não sabem. Um texto difícil é facilmente reconhecido pelo título, ao contrário de um texto fácil ou normal. Por exemplo, a frase "o ser humano gosta de beber cerveja" num livro de texto difícil estaria "o sujeito incutido na noção endógena de personagem social argumenta de forma irremediavelmente favorável a que se sorva a cerva enquanto canjibrina". Um texto difícil é propositalmente difícil, tendo o escritor passado anos se esmerando amiúde em deixá-lo hermético o bastante para que você não consiga lê-lo e entendê-lo e, portanto, não pense que conseguirá interpretá-lo facilmente em uma vida só. Seja como for, esta é a minha sugestão para se interpretar textos difíceis. 

10 comentários:

  1. Para saber interpretar textos difíceis meu caro, não é preciso ter nascido em uma família que sabe interpretar textos difíceis não. É preciso ter, primeiramente, bom senso, estudar e ler muito, ter muita força de vontade e ter Deus no coração!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me mais esse e o texto mais babaca que eu já vi,Tenho que nascer em família que sabe interpretar texto difíceis,Temos que ter e força de vontade,que texto mais Babaca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os textos de humor geralmente são babacas mesmo. Concordo. Mas se vo cê não consegue reconhecer um texto de humor, como quer ter força de vontade para compreender textos difíceis?

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai cara vc so pode tade k.o

    ResponderExcluir
  4. ele deve ter postado isso de uma clinica pisicatrica

    ResponderExcluir
  5. Este é um texto de humor pra quem não entendeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... eu acho que não foi isso o que eles entenderam. Acho que não devem gostar de Woody Allen nem Monty Python. Ok. Há sempre uma outra opção.

      Excluir
  6. Louco, estava procurando algo serio aparece isto! cruzes! internet vivivivxixixixixi

    ResponderExcluir
  7. Realmente, para quem estava procurando algo sério, não devia mesmo ter lido um texto de humor. Mas o blog tem textos de vários gêneros, muito bons. Dê uma olhada!

    ResponderExcluir
  8. Gente, morri de rir com essa conversa de vcs 2. Muito bom!

    ResponderExcluir