Bem vindo ao Via Consciência, um blog dedicado à comunicação conscienciológica, onde o ser humano em evolução é o principal tema de pesquisa.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna Filho, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas e comentários são bem vindos.

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha suas próprias opiniões e experiências."

sábado, 12 de dezembro de 2009

Ninguém Evolui Sozinho

O que pode acelerar a evolução do homem: viver meditando no alto de uma montanha ou enfrentar a rotina do dia-a-dia de uma cidade grande ? Quem respondeu "viver meditando no alto de uma montanha" desconhece que o homem precisa do homem para evoluir.

Nós não precisamos de uma montanha para evoluir. Apenas para passar férias ou um final de semana, a fim de tão somente recarregar nossas baterias. A evolução está centrada na auto e heteroassistência. Isto é, na assistência que fazemos a nós mesmos - crescimento pessoal - e, consequentemente, aos outros. Porém, como a Era Consciencial, na qual viveremos de forma lúcida para com as nossas características multidimensionais e pluriexistenciais, ainda é um sonho distante, muito embora ela já tenha começado, os passos do homem comum em direção à sua autonomia espiritual são lentos e previsíveis, monitorados pelas religiões, as quais, apesar de repressoras, têm o papel importante de restringir os instintos anímicos e doutrinar a vontade por meio da fé num Deus onipotente e onipresente, o que bastante intimidador.

O homem sem o homem perde o referencial evolutivo, por meio do qual ele avalia o saldo das suas reconciliações, interprisões e aprimora seu comportamento nas interrelações. A sua comunicação com o mundo à sua volta reflete o seu grau de evolução. O homem precisa do homem para crescer e fazer crescer. Sem o referencial-homem nos centramos apenas na habilidade do autocontrole, função do egocarma, e não na capacidade de ser humano entre humanos. Essa capacidade é medida na convivialidade diária cujo princípio é evoluir através do esclarecimento, alicerce fundamental da grupocarmalogia. "Sozinhos andamos mais rápido; em grupo, vamos mais longe." Esse lema é essencial para o entendimento da importância de viver em sociedade.

Isolados tendemos à automimese, ou a repetir os fatos que vivenciamos e a reincindir em comportamentos ancestrais. Sozinhos, olhamos apenas para nós mesmos e, se estamos em comunidades, para os nossos pares. Não há pluralidade, diversidade, mudança consistente, convivialidade multicultural, miscigenação, universalidade. Avaliar nosso condicionamento bioenergético no isolamento é o mesmo que avaliar o atleta sem a competição, o candidato sem o concurso, o professor sem a turma, o carro sem o motorista etc. Nada pode ser eficiente para a evolução do homem sem a convivialidade humana, o contexto social e a vivência cultural e histórica. Compartilhar conhecimento é uma tarefa da mais alta importância no processo evolutivo. "Diga-me com quem tu andas que eu te direi quem és," a velha máxima bíblica ilustra a importância da grupalidade. E a partir da qual podemos concluir, 'se não andas com niguém, não poderei dizer quem és."

Nenhum comentário:

Postar um comentário