Bem vindo ao Via Consciência, um blog dedicado à comunicação conscienciológica, onde o ser humano em evolução é o principal tema de pesquisa.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna Filho, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas e comentários são bem vindos.

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha suas próprias opiniões e experiências."

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

AS REDES SOCIAIS (COMPORTAMENTO)

Não tenho esperança de que todos os aceites de amizade no Facebook venham de pessoas do mesmo grupo intelectual, cultural e social. A sensação de dissintonia é perene e o deslocamento inevitável. Porém, saber lidar com as diferenças talvez seja o grande segredo da convivência evolucionária neste nosso planeta. Os interesses, em geral, são tão simples que me pergunto como se consegue achar graça na vida sem usar o pensamento. Na verdade, paradoxalmente, isso se torna uma vantagem na comunicação, pois é aqui que encontramos chances para educar e fazer desenvolver. A grande questão não vem das diferenças na convivialidade - isso é um valor; a grande questão é, onde estão os nossos amigos? Não digo aqueles com quem trabalhamos, estudamos, compartilhamos momentos, voluntariamos, ensinamos, brincamos, dividimos quartos, convivemos de alguma maneira. A palavra amigo aqui vem da paraprocedência, aquele lugar de onde viemos antes mesmo de termos nascido. Onde estão aqueles com quem nos afinizamos em ideias e interesses, compartilhamos informações que ambas as partes valorizam e movemos algo adiante que nos fortalece por dentro e por fora? A prática mostra que eles não estão em nenhum lugar em particular, não estão ligados a nada específico e nem se guiam pela lógica; eles brotam de onde menos se espera. Surgem "do nada" para ser "tudo". Contabilizando o número de pessoas que conhecemos, talvez nos frustre saber que esse "nosso povo", no sentido intrínseco da palavra, aparece aos poucos, em minorias, um aqui outro ali, mas, nessa contabilidade, eles crescem em valor e representam o resultado daquilo que realmente precisamos e do que, de fato, sentimos falta e buscamos. O verdadeiro amigo não é aquele que está sempre disponível quando precisamos dele. Mas aquele cujas ideias não apenas compartilhamos e valorizamos, mas, sobretudo, nos fazem crescer. Um texto em homenagem aos verdadeiros amigos do Facebook e de qualquer outro lugar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário