Bem vindo ao Via Consciência, um blog dedicado à comunicação conscienciológica, onde o ser humano em evolução é o principal tema de pesquisa.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna Filho, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas e comentários são bem vindos.

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha suas próprias opiniões e experiências."

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

UMA REFORMA URGENTE (COMPORTAMENTO)

Quando o escritor gaúcho Érico Veríssimo disse numa entrevista no começo dos anos 60 que a única reforma necessária no Brasil seria a reforma de caráter ele não só se referia à uma necessidade do povo brasileiro,como responsável pelos seus governantes, como também apontava o ponto crítico da própria política brasileira. Sem dúvida, foi uma frase atemporal, pois até hoje essa reforma ainda não foi feita. Por outro lado, diferente da formação política brasileira, originada na derrocada lusitana, ao tentar povoar o país com a escória portuguesa, o que nos deixou um legado moralmente lamentável, a sociedade se salva na mistura de raças. Um país povoado essencialmente por índios, e que importou 38% dos escravos comercializados nas Américas, se torna, ao longo do tempo, uma nação Iorubá mesclada com o puritanismo indígena, pois, na mesma medida em que o Brasil adotou a alma africana, absorveu também a natureza tribal, gerando o que hoje temos como a essência do comportamento do povo brasileiro - pacífico, alegre, cultural, festivo, ingênuo, familiar, místico e acolhedor. Um povo espirituoso, que gosta de festa, música, dança, comida, misticismo e da convivialidade. Esse espírito brasileiro autêntico é ímpar e valioso. Porém, há grandes questionamentos sobre o quanto o processo civilizatório mudaria esse comportamento tão original e hospitaleiro do povo brasileiro. O quanto nos tornar uma nação devidamente educada e politicamente crítica transformaria a alma brasileira em algo mais triste e frio, como são, em regra geral, as sociedades do primeiro mundo? Acredito que podemos unir os dois lados da moeda através da compreensão de cidadania. Uma mudança-chave no processo socialmente educador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário