Bem vindo ao Via Consciência, um blog dedicado à comunicação conscienciológica, onde o ser humano em evolução é o principal tema de pesquisa.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna Filho, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas e comentários são bem vindos.

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha suas próprias opiniões e experiências."

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

LER FAZ BEM À EVOLUÇÃO (EDUCAÇÃO)

É sabido e notório, por experiência própria, que, se você perguntar a qualquer pessoa (mesmo de nível universitário), se ela tem o hábito da leitura, não vai haver um que negue. Mas, basta você começar a conversar sobre cultura geral e assuntos os mais variados para perceber que a maioria não está dizendo a verdade. Nem mesmo o vocabulário usado, normalmente, condiz com aquele que de um leitor se espera, porque a educação pela leitura foi imposta e não incutida no hábito. Mas o problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Nas escolas, os livros clássicos se tornaram um terror para muitos jovens que poderiam ser futuros leitores, caso os livros da grade escolar tivessem o papel de seduzir pelo prazer da leitura. Mas isso não aconteceu e nem acontece até hoje. O hábito da leitura falta de uma maneira geral, não apenas com relação a livros, mas também à leitura de jornais, revistas, sites na internet e até aqui no Facebook. Ouço, às vezes, as pessoas dizerem sobre um texto de algumas linhas, "nossa, que texto grande!". Como assim??? Não há uma biografia que se preze com menos de 300 páginas. Como pode achar um "texto de lingueta" grande??? A falta de leitura também não faz um escritor. Ao contrário, um escritor surge a partir da leitura. Talvez por isso tantas pessoas sintam dificuldade para escrever. Uma outra falácia! "Ah, mas eu não leio literatura". Mas deveria!!! A boa literatura ensina português, o uso da palavra, enriquece o vocabulário, apresenta técnicas de abordagem, métodos de argumentação, estruturas de apresentação, o domínio da colocação etc. Ah... e esse texto está grande de propósito! Mas se ele fizer um leitor em potencial começar a ler, já vou ficar feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário