Bem vindo ao Via Consciência, um blog dedicado à comunicação conscienciológica, onde o ser humano em evolução é o principal tema de pesquisa.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna Filho, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas e comentários são bem vindos.

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha suas próprias opiniões e experiências."

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O Modelo Científico da Conscienciologia


O paradigma consciencial é o modelo de pensamento científico utilizado na Conscienciologia, que orienta as regras das atividades e as normas de pesquisa.


Paradigma quer dizer modo de pensamento, matriz disciplinar, uma teoria padrão através da qual um estudo ou uma pesquisa é realizado. O paradigma consciencial refere-se ao modo de estudar e pesquisar a consciência humana de maneira integral, considerando não apenas o contexto físico em que ela está inserida e onde nossas ações comuns acontecem, mas, sobretudo, o contexto multidimensional e pluriexistencial do qual fazemos parte e nos quais nossas ações se racionalizam.

Enquanto a ciência convencional determina seu modus operandi de pensamento no paradigma newtoniano-cartesiano-mecanicista, onde o estudo da matéria está no centro do interesse científico, o paradigma consciencial abrange um campo de estudo da consciência humana numa margem muito mais ampla de contextos intra e extrafísicos, e propõe a verdade relativa de ponta num modelo de pesquisa dinâmica, autocorretiva e não definitiva.

3 comentários:

  1. Parabéns, Mário, pela iniciativa dos blogs!! Eles estão super-informativos e também muito bonitos!!
    Grande abraço
    Amaury

    ResponderExcluir
  2. Oi Mário, gostei muito do seu blog. Parabéns!!!
    Você caprichou, hein ?
    Abs,
    Kíria

    ResponderExcluir
  3. Olá Mário!!! Muito bom e assistencial o seu blog!!!com as melhores energias, Carmen Pina

    ResponderExcluir